Segue abaixo um trecho de uma entrevista com Olavo de Carvalho, onde fala aos filósofos (seus alunos), e eu quero aqui, compartilhar com meus colegas que estudam Ciências Contábeis nesses tempos de "crise".
"Minerva: Num momento como este, como fazer com que o filósofo chegue até uma juventude que não tem sequer perspectivas de sobrevivência econômica?
Olavo: A mensagem do filósofo aos jovens estudantes, no que diz respeito à dificuldade financeira, é simples, quanto pior ficar a sua condição econômica, mais se apeguem à sua vocação intelectual. Não cedam à pressão de um mundo que quer matar em vocês o espírito à força de atormentá-los com problemas financeiros. O mundo, no sentido bíblico do termo (isto é, a sociedade mundana), só respeita quem o despreza. Na Primeira Guerra Mundial, o físico Werner Heisenberg, então um adolescente, numa cidade reduzida à miséria pelo cerco e pelos bombardeios, se escondia no porão de uma igreja para ler Platão e discutir com seus amigos a metafísica de Malebranche.
Foram os anos decisivos de sua formação: ele poderia tê-los perdido, aguardando melhores dias para estudar. Mas nada, neste mundo, pode vencer a determinação do homem que é fiel à vocação espiritual. Não se intimidem, não desistam. Quanto mais pobres vocês ficarem, mais se dediquem aos estudos. A porcaria reinante não prevalecerá sobre a sinceridade dos seus esforços. Digo isto com a experiência de quem, ao longo de mais de duas décadas de pobreza, com mulher e filhos para sustentar, jamais deixou de estudar um único dia, aproveitando cada momento livre e abdicando de toda sorte de viagens e divertimentos. Nunca esperei que minha situação melhorasse para depois estudar, e garanto: seja teimoso, e um dia o mundo desiste de tentar dominar você pela fome. "
Publicado em Minerva - Informe Filosófico da UFPE . Nº 5, maio de 97.
E agora por mim: Por mais que hajam "trocentas" organizações contábeis (escritórios) em sua cidade e arredores, por mais que vejam como muitos empresários tratam e reagem no relacionamento com o contador, com as mudanças legais... por mais que vejam como o governo gosta de brincar de mudar as regras de vez em quando.... Estudem, se esforcem, façam a diferença!
Eu nunca fui aluna nota 10 na graduação, mas posso dizer que nesses últimos semestres tenho me esforçado. Grandes nomes do mundo administrativo também não foram grandes gênios, mas gente que lutou para chegar onde chegou. Faça por merecer! Se inspire nos melhores professores! E perceba que eles não são grandes gênios com soluções mágicas, mas os mais esforçados!
Enfim, e aos que estão TCCendo como eu, mais do que nunca, persistência!
Abraços Fraternais, Fran.