O Balanço.

O Balanço.

domingo, 30 de março de 2014

Contador X Técnico em Contabilidade

Há muitas dúvidas quanto às prerrogativas dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. A primeira ocorre quanto à formação, o Técnico em Contabilidade é aquele com formação profissionalizante (ensino médio), enquanto que o Contador é um profissional graduado em Ciências Contábeis, entretanto, a questão a ser discutida nesse texto são as prerrogativas de cada um, ou seja, o que eles podem fazer ou executar. A regra básica é que o Contador pode fazer tudo que o Técnico faz, contudo, o Técnico não tem o mesmo direito.


domingo, 23 de março de 2014

Exame de Suficiência - Dica!

Dica de aquisição ao estudantes do curso Ciências Contábeis:


Manual para o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (2014) - Teoria e questões

Anivaldo José de Carvalho


O livro traz as últimas três provas resolvidas e comentadas.

São 140 questões que possibilitarão ao estudante 

verificar como a banca examinadora tem pedido cada tema.

Apresenta os conceitos de forma linear e objetiva. O foco 

é no que realmente importa e naquilo que é cobrado. 

Ainda no final do livro, um capítulo de “Dicas”!


sábado, 22 de março de 2014

Técnico em Contabilidade

Grupo de trabalho estudará solução para impedir fim da profissão de técnico em contabilidade



Um grupo de trabalho com participação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) estudará soluções para impedir o fim da profissão de técnico em contabilidade. O objetivo é reunir nesse comitê o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), associações e sindicatos que representam bacharéis e contadores de nível técnico, além de integrantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação, conforme deliberação de audiência pública realizada pela comissão nesta quinta-feira (20).
Em decorrência de norma aprovada em 2010 pelo Congresso, a atividade passou a exigir formação de nível superior. A partir de 2015, os registros serão concedidos apenas para os bacharéis em Ciências Contábeis. Já os técnicos só poderão se registrar até 1º de junho do ano que vem, sem prejuízo para os que até lá estejam licenciados, atualmente perto de 188 mil profissionais.